18 de agosto de 2009

.


"Mãe, hoje é o dia mais triste da minha vida."
"Porquê, Afonso?"
"Por duas razões: acabaram-se as minhas bolachas preferidas e a avó morreu."



O meu filho Afonso (5 anos)




"Gostava de encontrar um cavalo que me levasse até dentro de um conto de fadas. Só um bocadinho... para sentir o perfume e o calor das suas cores.. para respirar o ar dos sonhos; dos tempos... para me deixar contemplativamente às voltas de todas as suas personagens... sem ser visto... só para ver e cheirar... caminhar por entre todos os enredos... nunca ter medo do medo porque sei o que vai acontecer... apenas para ficar... por um momento só. Para depois ao voltar poder dizer que consegui!"


Este texto foi uma das escolhas da minha mãe. No dia 15 deixou este mundo... Não consigo escrever mais nada. Nem para agradecer todas as que fui recebendo nestes dias. Mas acreditem: EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR! EU VOU CONSEGUIR! E a minha mãe sabe disso.

22 comentários:

Maria disse...

Eu sei que vais conseguir. E as palavras do Afonso martelam-me a cabeça desde que me contaste, hoje à tarde...
Este texto que a tua mãe leu foi um comentário teu no blogue da Maria P.
E eu sei que vais conseguir. E a tua mãe também sabe...

Abraço-te tanto, Pedro... até não respirares.

Deixo um beijo a cada um dos netos (e netas). Um abraço à Família.

Um abraço tão especial para ti...

MisteriosaLua disse...

Mais um abraço apertado! E um beijo cheio de carinho!

_Sentido!... disse...

Dificil encontrar palavras para estes momentos.
Lamento o teu sofrimento.
É claro que vais conseguir.

Um abraço, Pedro.

Lídia Borges disse...

As crianças são donas de toda a poesia...
Para ti, Pedro um beijo e a certeza de que vais mesmo conseguir.

Anónimo disse...

LINDA HOMENAGEM NESTE POST!!!
FORÇA, PEDRO...
LAMENTO...FICAMOS SEMPRE SEM SABER O QUE DIZER...
BJ GRND LUZ E PAZ

Joana Correia disse...

Deixo-te um abraço bem apertado e um beijo caloroso para toda a família.

Rogério Charraz disse...

Não agradeças nada, só tens o que mereces. És um ser humano lindo, estás a criar filhos maravilhosos, tens uma familia linda, e mesmo sem ter tido o prazer de a conhecer pessoalmente, tenho a certeza que a tua mãe partiu com um orgulho enorme em ti!

Abraço bem maior que a distância física que nos separa.

Som do Silêncio disse...

Pedro...

Gostava de te dizer alguma coisa que te confortasse o coração, mas não consigo...desculpa.
Sabes que acredito em ti, na tua força. Sabes também que estou e estarei para o que for preciso.
Nestas alturas todas as palavras parecem iguais, sei disso, já passei por isso, por isso fico-me por aqui, com o meu pensamento em ti.
Sabes disso!

Um beijo
Som

Anónimo disse...

Demasiado real, demasiada dor, é um pedaço (grande) de nós que tb vai, mas aguentamos tudo, TUDO!...vamos é ficando diferentes

Ha quem diga que quem nos deixa apenas está mais adiantado que nós...
Um abraço grande colada ao teu peito. Um beijo e VAMOS CONSEGUINDO, sim. Lina

Tudo de mim. Ou quase. disse...

Pedro...
não sei que dizer...
Não digo. Fica uma certeza: mesmo longe, acompanho-te.
Há dores que nunca passam. Mas acredito que possam ser apaziguadas de forma a conseguirmos viver com elas.
Eu sei que ACREDITAS. Eu sei.
Envio-te um sorriso em forma de abraço.

Beijinho, querido Pedro.

cristal disse...

Pedro

Não tenho palavras, não sei das palavras...

Apenas aceite o meu abraço forte e apertado

as velas ardem ate ao fim disse...

Não há palavras que acalmem a tua dor.

Deixo te um abraço muito apertado de força.

Anónimo disse...

Olá Pedro.

Li as palavras do Afonso e penso que de uma forma simples disse tudo. porque as crianças não enfeitam situações.
A Marta disse quando morreu o meu avó. "estou triste,a única diferença é que apenas não o vou poder tocar"

os miudos são fantásticos.

quanto a ti Pedro. vais conseguir. claro que vais conseguir.

fica aqui o meu beijo e o meu abraço de sempre.

pin gente disse...

eu ouvi-a,
conheci-a
a ti (e às tuas escolhas) o devo.
deixo-te um beijo, pedro
à tua mãe deixei uma rosa
luísa

Maria P. disse...

Pedro...beijinho, sou eu que não consigo dizer mais...

Aquele abraço*

maré disse...

eu conheço esse medo Pedro.
essa dor impossivél, só ultrapassada pela dor maior de perder um filho.

conheço as duas. o que lhes sobrevive.

um dia, dela, brotarão flores de aceitação e serenidade.

vais conseguir, sim.

UM ABRAÇO SENTIDO

MIMO-TE disse...

Sem palavras, só um abraço forte, muito forte e cheio de mimos.

Estamos contigo Pedro.

Paula e Rafa

mariam [Maria Martins] disse...

Pedro,

um abracinho de 'força'! e um beijo.

mariam

GizeldaNog disse...

Pedro...

Faço minhas as belas e oportunas palavras de Guimarães Rosa " as pessoas que amamos não morrem, ficam encantadas".

Acredita.

Um abraço

BF disse...

Por certo que sim

Conseguirás

Beijo
BF

Carminda Pinho disse...

Deixo-te um grande abraço,Pedro.

tchi disse...

Sim, Pedro, a tua MÃE sabe. E vais conseguir sim. A tua MÃE vai ajudar.

Tu sabe-lo.

Abraço grande.

oTeMp0

O tempo que passa Leva uma flor ao vento Que se faz poesia e raça Fonte, porta e lamento Curva-se o peregrino Sem ter medo da desgra...