19 de outubro de 2009

sAuDaDeNoPeIt0


Volta-me o sopro da saudade no peito

Neste silêncio que da solidão me atormenta

Canto-me o tempo forte e desfeito

Que hoje me inquieta e assim me acorrenta

Sei dos dias contados em lágrimas ou canções

Das curvas que desfazem os caminhos

Sei que os mantos nem sempre aquecem os corações

E que por vezes das saudades somos simplesmente sozinhos

Volta-me o verso, a tempestade, o abraço

De apenas um sopro, brisa pura de sentir

Por isso te beijo assim, entre os aromas do sargaço

Que em nossas ondas são sempre de ir e vir!

5 comentários:

Maria disse...

Solta-me o nó de angústias caladas
Na volta da brisa fresca do mar
Ata-me as mãos às lágrimas salgadas
E em que me refaço no verbo amar

Será de dor a tempestade no peito
Ou dos trilhos que caminho em solidão
Virá um dia na canção de qualquer jeito
E serei mais uma vez inquietação

Porque de todas as palavras se fazem versos
E de cada abraço saboreamos o sentir
Pelo vento te deixo beijos dispersos
Sabendo-nos em todas as marés de ir e vir!

Abraço-te, Pedro

Carol disse...

Saudade - O que será... não sei... procurei sabê-lo
em dicionários antigos e poeirentos
e noutros livros onde não achei o sentido
desta doce palavra de perfis ambíguos.

Dizem que azuis são as montanhas como ela,
que nela se obscurecem os amores longínquos,
e um bom e nobre amigo meu (e das estrelas)
a nomeia num tremor de cabelos e mãos.

Hoje em Eça de Queiroz sem cuidar a descubro,
seu segredo se evade, sua doçura me obceca
como uma mariposa de estranho e fino corpo
sempre longe - tão longe! - de minhas redes tranquilas.

Saudade... Oiça, vizinho, sabe o significado
desta palavra branca que se evade como um peixe?
Não... e me treme na boca seu tremor delicado...
Saudade...

Pablo Neruda, in "Crepusculário"

Um beijo e abraços,

C.

maré disse...

eterno o retorno

quanto eterno é o sentir.

brisa

enxofre

de sargaço ou de moliço

por vezes um rumor distante
que se embala sobre as águas

__
beijo Pedro

Anónimo disse...

saudade no peito, e a brisa é suave. vai e volta sempre tranquila, sempre aconchegante uma ternura.
Vai e Volta, mas fica sempre.

Beijo Pedro

Leticia Gabian disse...

Tanta gente sente saudade, mas só alguns a descrevem tão bem... Queria ser poeta assim!

oTeMp0

O tempo que passa Leva uma flor ao vento Que se faz poesia e raça Fonte, porta e lamento Curva-se o peregrino Sem ter medo da desgra...