15 de dezembro de 2009

SeFoReSaPaRiS


Se fores a Paris
Diz ao Sena da minha tristeza.
Conta-lhe as coisas que fiz
Mostra-lhe a cor da minha mesa
Do meu leito ou regaço.
Se fores a Paris
Conta-lhe que as coisas que faço
São da magia do nosso amor
Do ventre e do teu calor
Onde choro e rio também.
Se fores a Paris
Lembra-te da minha mãe.

Se fores a Paris
Diz ao Sena da minha voz.
Conta-lhe que ainda sei ser feliz
Como um rio junto da foz
Da margem ou da fonte.
Se fores a Paris
Deixa-te ficar numa ponte
E lança os teus olhos na corrente.
Cada lágrima passará junto dos cais
Para te cantar mais e mais
Aquela dor que ainda se sente e sente
E que teima em não ser cicatriz...
Se fores a Paris
Procura a minha morte no passeio junto ao rio
Essa é a minha história, o meu fio.
A passagem entre o cá e o lá
Essa terra que não há
Ou a que teimosamente me diz:
Pára de chorar e canta
Deixa que quando for a Paris
Deitarei o teu sangue como uma manta
Sobre o espelho do teu passado
Esse que te consome por todo o lado
Que te fala verdade e que te mente
Que se confunde com o presente
Ou que te fecha os punhos em luto puro
Só porque ainda não alcançou ou futuro
Ou tudo o mais que se pode dizer de quem
Traz no ventre a sua própria mãe
E grávido de muito, te grita num beijo doce
Vai a Paris como se fosse
Fazer amor por todo o lado
E depois, de mansinho e sem perguntar
Adormece o meu desassossego acordado
Para finalmente eu poder regressar...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Tinha de ser magia. Porque Paris é magia. Obrigado, Andreia, pela fotografia.


7 comentários:

Maria disse...

Só me escorreram duas lágrimas. Porque estas palavras são de força. E são das mais bonitas que já te li. Porque falam de emoções. Do passado e do futuro, que tens nas mãos. E da dor de um parto, por acontecer. Um dia, um dia 'vai a Paris como se fosses fazer amor por todo o lado'.
Vai a Paris, Pedro. Talvez quando voltares possas sossegar...

Beijo-te, de mansinho, hoje.

Carol disse...

Paris é magia ... é tudo isto ... é mais ... é um transbordar de emoçoes, de sentimentos à flor da pele ... para mim ... um amor puro, verdadeiro ...

Un bisoux ...

Mukanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mukanda disse...

Um beijo Pedro.
Obrigada, eu!
Andreia

Paula Barros disse...

Vim olhar seu blog, pelo caminho de Maria, achei lindo seu comentário/poema.

Voltarei com calma para ler.

Anónimo disse...

Se eu for a Paris, vou-me lembrar de cada palavra tua. Vou fazer o que pedes. Para que possas regressar.

e hoje é mais um dia 15.
será sempre um dia diferente.
deixo-te um abraço na esperança de te sossegar.

Beijo Pedro

Lídia disse...

... volta e meia regresso a Paris. Palavras para recordar quando vislumbrar a Torre Eiffel :)

oTeMp0

O tempo que passa Leva uma flor ao vento Que se faz poesia e raça Fonte, porta e lamento Curva-se o peregrino Sem ter medo da desgra...