24 de dezembro de 2009

sÓsElEmBrAmDeTiNoNaTaL


Já te chamaram irmão
Te deram sopa e pão
Por entre o corpo que treme de frio...
Já te perguntaram pelas rugas
Como quem evita todas as fugas
Do tempo e do desvario...
Já te sorriram à vez
Num abraço sincero talvez
De matar aos poucos uma vida que existe...
Já te cobriram de mantos
Pequenos gestos ou quem sabe tantos
Na fogueira que não queima o teu olhar triste...
Já te cantaram e te esqueceram como quem respira
Sem a noção que tudo o que fazes transpira
Do suor da sobrevivência e da luta...
Já te partiram ao meio a sorrir
Te lavaram o corpo sem o sentir
Te chamaram amor e filho da puta...
Já quiseram a tua morte ou quem sabe nunca te ter conhecido
Nos carris de uma existência entre o ser e o ter sido
Em frente ao mundo, grito pedestal...
Já te deram a raiva embrulhada em ternura
Um pouco de compaixão, mas daquela que nunca cura
Porque só se lembram de ti no Natal...

9 comentários:

Maria disse...

Isto hoje não está famoso para os meus lados... sinto-me a 'desarmar' e não quero!
É muito sentimento a sair pelos poros de nós, memórias, desejos, tristezas, sei lá...
Há água salgada a turvar-me o olhar e não sou capaz de te ler outra vez, agora. E o nó na garganta mantém-se...
Tão forte este poema, tão bonito, Pedro...

Abraço-te. Muito.

Maria P. disse...

Um Feliz Natal,todos os dias...


Beijinho*

maré disse...

é a minha luta de todos os dias Pedro
contra a indiferênça.
e tudo em mim se revolta
a carne , o instinto...

apesar de todas as fugas, de todas as contradições, é dezembro.
FELIZ NATAL PEDRO

um beijo

ruth ministro disse...

Pedro,

a admiração é totalmente recíproca. Quero agradecer-te do fundo do coração a dedicatória no teu livro, que está no meu lugar preferido, aquele que dedico apenas aos meus livros de poemas mais queridos: a minha mesa de cabeceira.

Lamento ainda não ter tido a oportunidade de te cumprimentar e felicitar, mas estou certa de que brevemente o farei.

Desejo-te um Feliz Natal, carregado de doçura e enfeitado de sorrisos...

Beijos

mariam [Maria Martins] disse...

Pedro,

Votos de Boas Festas! E que o Ano 2010 seja excelente em alegrias!

um sorriso amigo :)
mariam

deixo o meu presente possível :) http://olhares.aeiou.pt/natal_foto3332590.html

zmsantos disse...

Já um dia O quiseram fazer Homem. Lavar-Lhe as feridas, curar-Lhe as chagas do abandono, resuscitá-Lo na dignidade que Lhe foi roubada. Fizeram-No acreditar que as madrugadas são para despertar tão docemente como um campo de lírios.Um único dia, no calendário das suas indiferenças.

Fecha os olhos, Pedro, porque te quero chamar irmão.

Anónimo disse...

escreveste a verdade nua e crua. acho que pela 1ª vez vi a raiva embrulhada em ternura...

mas é Natal. e será sempre Natal. mesmo que não o seja para todos.

e não há pessoas más... há apenas más pessoas...

que o teu natal tenha todas as cores da vida.

um beijinho

Ana disse...

Pedro,

Agradeço do fundo do coração a dedicatória no seu livro, que a minha querida amiga Carol me presenteou.

Um Santo Natal para si!

Um beijo - cúmplice - também,

Ana

Aquarela disse...

Alguns poemas têm este poder... de despertar as consciências...parabéns pela qualidade das palavras que aqui conseguimos encontrar... são sempre fortes o suficiente para não nos deixar indiferentes!

E que o natal não seja um dia...

oTeMp0

O tempo que passa Leva uma flor ao vento Que se faz poesia e raça Fonte, porta e lamento Curva-se o peregrino Sem ter medo da desgra...